Início Planeta dos Animais Treinamento Pet: Xixi no lugar errado

Treinamento Pet: Xixi no lugar errado

98
COMPARTILHAR

Não é pessoal, mas seu pet pode acabar fazendo suas necessidades nos lugares errados. O adestrador Fábio Batista Antônio ajudou o “Mundo Pet” nesse momento tão delicado na hora de educar seu amiguinho.

Ele explica que cachorros e gatos, além de terem personalidades diferentes, também reagem de formas diferentes à punições. De forma alguma os cães devem ser punidos. Diferentemente dos gatos, os cães não entendem uma punição como algo “proibido pelo ambiente”, puni-los fará com que eles entendam que não podem fazer suas necessidades “em frente ao dono” e não “deixar de fazer naquele lugar”. E isso pode dificultar ainda mais, pois se escondendo para fazer suas necessidades, o dono não poderá recompensá-lo quando fizer certo.

Uma dica legal é estipular que o lugar permitido para as necessidades seja longe de onde o cachorro costuma comer e dormir. Por instinto – e uma certa noção de higiene – esses animais costumam se afastar para resolver esse assunto, digamos, privado.

Outra dica interessante é fazer com que ele beba bastante líquido – pode ser água de coco ou algum caldo de legumes –, mas algo que o faça ter vontade de liberar tudo isso. Quando ele estiver com vontade, a ideia é colocá-lo direto no lugar certo. Um cone ou algo que demarque o local certo pode ajudá-lo a reconhecer o lugar futuramente. E sempre espere ele acabar, para então recompensar! Interromper esse momento pode acostumá-lo a “parcelar” o xixi para ganhar mais carinho ou petisco. Sim, cachorro esperto se diverte mais!

 

Os cães reagem bem a recompensas, ou seja, um petisco canino funciona muito mais que um esporro, acredite!

 

Pode confiar: quando fizer errado, a melhor opção é ignorar até ele acertar. E não esqueça: tenha paciência, o cachorro é, por natureza, desafiador e vai insistir no erro muito mais que um felino na hora de aprender.